quinta-feira, 4 de junho de 2009

O Tio Sam não é mais o mesmo!

Quem nasceu e viveu boa parte da vida no contexto da Guerra Fria que dominou o mundo pós-segunda guerra até meados dos anos 90 deve estar de cabelo em pé! Naquela época existiam dois lados, que pelo menos na teoria, não se misturavam. O bloco comunista com sua força maior, a URSS e o bloco capitalista encabeçado pelos EUA. Pois vejam bem meus amigos, o mundo mudou! Rasguem os manuais de política, pois precisam ser reinventados!

Aqueles que batiam no peito e diziam "Laissez faire", ou seja, que o Estado fique longe da econômia, pois existe uma tal de "mão invisível" que regula o tal do "mercado", estão injetando bilhões de dólares nas empresas privadas para salvar a econômia.

Ouvi em uma reportagem na CBN que o governo americano está se tornando sócio majoritário de diversas grandes empresas americanas, dentre elas a GM! Eu chamaria isso de "estatização as avessas". Parece que o velho barbudo, Marx, não estava tão louco quando "profetizou" o colapso do capitalismo! Se não está em colapso completo ainda, pelo menos está tendo que rebolar para ficar em pé!

Inglaterra, Alemanhã, Japão e Cia também estão pondo as mãos nos cofres para salvar suas empresas da bancarrota! É só sucesso... é mais o menos assim: "eu acumulo os lucros e nós socializamos as perdas", no mais escancarado esquema "eu cago, vocês limpam" (Desculpe pela palavra feia).

A pergunta que fica é: seria os EUA a nova nação "socialista" na Terra! Quem viver verá que fim vai dar! Enquanto isso no terceiro mundo, bilhões de pessoas estão mais preocupadas é com o que vão comer e beber na próxima refeição, se é que ela chegará. E assim caminha a humanidade... em passo de forminga e sem bondade (ou vontade, sei lá)!

Esquerda e direita, capitalismo e socialismo, enfim, todos os ismos... só existem nos manuais. Na vida real o que vale é o velho ditado "manda quem pode e obedece quem tem juízo".

Que Deus tenha misericórida de nós, que vivemos na segunda parte desse ditado.

Inté a próxima!

Nenhum comentário: