segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Brasília, centro do poder.

Há uma semana atrás estive em Brasília-DF à trabalho. Foi minha segunda passagem por lá, dessa vez foram 4 dias.

Fiquei impressionado com o fato de estar em um lugar plano, onde o horizonte vai longe até que os olhos não possam mais discernir as imagens.

Lembrei de um professor do cursinho que dizia que a contrução de Brasília foi uma grande sacada política do JK para tirar o centro de poder do centro de pressão das massas, no caso o Rio de Janeiro.

As ruas amplas, a carência de semaforos e faixas de pedestres deixaram claro para mim que a cidade foi projetada para a classe média. Funcionários públicos, lobistas, políticos e empresários circulam nos eventos, nos melhores restaurantes, nos clubes nos gabinetes... ahhh se esses gabinetes falassem. Em caso de alguma manifestação pública, a força polícial tem amplo espaçoa para dispersar a baderna e reestabelecer a "ordem".

Realmente pude constatar: a "massa" não chega lá. A população comum do DF sofre o massacre de um governo corrupto e negligente. Vi falta de esperança nos olhos de várias pessoas, pois mesmo com a eleição de um novo governo a probabilidade de mudança do status quo é segundo os muitos que conversei, nula.

Longe da pressão popular, nossos governantes seguem única e exclusivamente sua consciência (ou falta de). Governam e legislam para poucos, sempre buscando o benefício próprio em primeiro lugar. Talvez nesses últimos anos tenham descoberto que a pobreza extrema mais prejudica do que ajuda seus planos. A era dos senhores feudais, Magalhães, Sarneys, Collors e cias está sofrendo uma transformação. Mas não se enganem, a melhora nos índices de pobreza seguem essa lógica perversa do "bem próprio".

Afastados do centro de poder, nós assistimos a tudo passivamente. Nos limitamos a um grito virtual através da internet ou a tentativa de um voto menos danoso a nós mesmos, pois o que escolhemos é o "menos pior".

Meu professor tinha razão, pude comprovar. JK foi um grande estadista e merece os mais sinceros agradecimentos de nossa classe política.

.

Nenhum comentário: