terça-feira, 3 de março de 2009

Guiné Bissau

Há uns dois anos atrás, tive o prazer de conhecer a família Souza: pastor Carlos, Ana e Carolina. Esta família é muito especial. Deixaram sua vida de conforto em Portugal para dedicarem-se ao trabalho em um orfanato que cuida de crianças abandonadas em Guiné Bissau, principalmente vítimas da Aids ou rejeitadas pelos pais devido alguma "maldição" de acordo com as religiões locais. Guiné Bissau é a terra natal de sua primeira filha, Carolina. Primeira, porque chegando lá adotaram mais duas meninas, gêmeas, que foram abondonadas no orfanato.
Enfim, desde a semana passada o país passa por tensões, pois ao que tudo indica, está sofrendo um novo golpe de estado (para saber mais acessem o link da notícia: Conflito em Guiné Bissau .
Abaixo, segue e-mail enviado pela Ana em 02/03. Peço que todos orem por eles e por Guiné Bissau.

Queridos Irmãos,

Várias pessoas nos têm contactado hoje por causa das noticias que têm ouvido do que aconteceu esta noite aqui na Guiné Bissau. Ontem à noite soubemos que tinham assassinado o Chefe Maior das Forças Armadas e durante toda a noite ouvimos bombas a rebentar e metralhadoras.
Hoje de manhã soubemos que o Presidente da República também tinha sido assassinado, como vingança.
O Ambiente aqui tornou-se logo terrível pois o povo ainda está muito marcado do Golpe de estado de 1998.
Hoje ninguém pode sair à rua, ninguém pode circular. Cortaram logo a Tv da Guiné Bissau também.
Até agora não sabemos mais nada e não houve qualquer alteração mas sabemos que poderá acontecer algo pior a qualquer altura.

Queremos pedir, queridos irmãos, que orem connosco para pedir a protecção do Senhor sobre a Casa Emanuel. As outras missões evangélicas já saíram de Bissau e foram para o interior. Os nossos consulados já nos ligaram dando nºs de urgência e dizendo que a qualquer momento poderão querer tirar os estrangeiros daqui.
Acontece que, nós aqui da Casa Emanuel não podemos sair pois temos 140 crianças connosco e nunca, jamais, deixaríamos estas crianças, pois foi por elas que para aqui viemos.
Além disso, nós não poderíamos sair mesmo pois o processo de adopção das Gémeas ainda não está acabado e sem elas não iríamos mesmo.

Também, pedimos as suas orações, pois temos comida aqui para as crianças mas se demorar muito esta situação, será difícil. Também temos o leite em pó a terminar pois iríamos comprar hoje de manhã e já nos deixaram sair.

Graças a Deus os policias deixaram-nos passar para comprar gasóleo pois sem o gasóleo a bomba de agua não funciona e sem água seria mesmo complicado.
Outro problema é que se esta situação se prolongar os funcionários terão medo de vir trabalhar e sozinhos será muito complicado cuidarmos de tudo e todos.

Queridos, estamos bem, só precisamos das vossas orações. O Senhor é connosco e Ele é quem nos protege de tudo.

Orem por nós... contamos com vocês.

Carlos, Ana, Carolina, Hadassa e Talita Sousa
Tel. 00 245 610 9797
email: carlosana-sousa@hotmail.com

Um comentário:

Anônimo disse...

Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!