domingo, 3 de maio de 2009

Cristianismo x Egoísmo

A cada dia que passa fico mais "escandalizado" com a postura de alguns evangélicos em relação à vida aqui na Terra. Outro dia, em uma situação na empresa em que trabalho, onde em um setor que conta com oito pessoas, uma foi acometida de uma enfermidade e a outras duas sofreram acidentes automobolísticos, ouvi o seguinte comentário de uma evangélica: - viu, na minha sala só sobrou eu, graças a Deus.

Ouvir isso doeu na minha alma. Fiquei pensando se Deus pensava assim também e se a frase dela fazia algum sentido cristão. Lembrei da parábola do bom samaritano. É como se o bom samaritano, ao ver o caído necessitando de ajuda, dissesse: - ainda bem que não foi comigo!
O que mais dói é que isso não é apenas uma opinião particular dela. Esse tipo de postura é praticamente doutrina em sua denominação. Aliás, esse tipo de postura é a que está em voga em boa parte dos tele-evangelistas. A compaixão e o amor dão lugar a uma espécie de "egoísmo cristão" que é muito parecido com a postura dos fariseus contemporâneos de Jesus.

Tenho um amigo que em função de seu trabalho conhece e as vezes até convive com as principais lideranças evangélicas do Brasil. Não quero aqui fazer nenhum tipo de juízo de valor sobre essas lideranças, por isso, não entrarei nos pormenores do que ouço e que me entristece profundamente. O fato é que esses líderes, com seus mega-ministérios, movimentam grandes quantias de dinheiro e justificam a necessidade de se obter mais recursos com o fato do imperativo de fazer a obra de Deus. Comparam seus ministérios ao ministério de Jesus quando esteve em carne entre os homens. Quantos mais milagres acontencem em seus ministérios, mais fortalecidos se sentem para justificar suas práticas. Os valores e ensinamentos de Jesus, muitas vezes, pouco importam.

Trabalhos comunitários, sociais, educacionais, que promovam a saúde, que humanizem os desumanizados, que evangelizem pela demonstração do poder de Deus que produz em nós os frutos do Espírito Santo que segundo a bíblia, no livro de Gálatas, são: "amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei." (por que será que não vemos milagres nessa lista?), são a realidade de poquíssimas comunidades cristãs.

Frases como: "sou filho do Rei", "sou cabeça e não calda", "fui chamado para reinar sobre as nações", expressam apenas uma das doenças que tem acometido a igreja evangélica, o egoísmo.
Espero, de todo meu coração, que sejamos curados. E acredito que essa cura começa no despertar de nossa conciência diante de toda essa loucura que está a kilometros de distância da simplicidade do evangelho de Cristo. Simplicidade esta, que preciso encontrar novamente.

A Ele a glória!

Nenhum comentário: