quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Intolerância religiosa...

Esse texto foi retirado do blog Papo de Teólogo (www.papodeteologo.com.br). Concordo completamente com ele:"

Art 20 da Lei Caó - muito além de intolerância religiosa
janeiro 28th, 2009 by René Vasconcelos

No último dia 21 uma cerimônia com representantes de 18 entidades não governamentais que integram a Comissão de Combate à Intolerância Religiosa lançaram, no Rio de Janeiro, a Cartilha da Liberdade que traz uma série de orientações para vítimas da intolerância religiosa e racial. Essa cartilha também é voltada aos policiais, instruindo-os a registrar casos de intolerância religiosa sob o artigo 20 da Lei Caó (número 7.716).

“Art. 20. Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.
Pena: reclusão de um a três anos e multa.”

Apenas no Estado do Rio de Janeiro existe uma queixa por dia por intolerância religiosa. Em um caso bem recente, no último dia 19, uma briga entre um pastor evangélico e um candomblecista foi parar na delegacia. O autor da queixa afirmou ter tido uma oferenda destruída por um pastor, enquanto o líder evangélico alegou ter apenas pedido que o material fosse retirado da porta da igreja. O caso agora vai ser investigado pela polícia. Fonte G1

São tempos difíceis para o cristianismo não só brasileiro, mas mundial. De um lado, os evangélicos, que ainda não compreenderam que não são melhores e, por isso, não possuem o direito de degradar o próximo, seja macumbeiro, espírita, católico, etc. De outro lado, todos aqueles que buscam uma falha no cristianismo para poder degradá-lo e que, atualmente, têm se deleitado com a enxurrada de motivos para criticar os evangélicos.

Paulo, em sua visita à Grécia, poderia ter criticado as dezenas de deuses adorados pelos gregos, poderia ter quebrado uma ou outra estátua ou xingado e berrado contra seus cultos. Mas ao contrário, usou de sabedoria no Aerópago e usou a própria religiosidade grega como artifício para falar do Deus de Abraão (At 17:23). Usemos também de sabedoria para lidar com outras religiões; sejamos mansos, porém não complacentes. É tempo de se pensar mais antes de agir; não somos melhores que ninguém. Hora de mudarmos nossa atitude e métodos de evangelho, sem perder o foco que é pregar a verdade que é Cristo.

Por outro lado, existem muitos que se aproveitam da lei Caó, por exemplo, para afrontar os cristãos. Nós erramos por muito tempo com nossa própria intolerância? Sim. Mas também fazem todo um exagero tendencioso sobre a figura do evangélico brasileiro? Também. Não somos os monstros que se apregoa, não se pode generalizar atitudes isoladas. E para revertermos essa visão deturpada será necessária uma vigilância dobrada de nossa parte. Se nós apararmos as arestas e passarmos a agir mais prudentemente, os olhos contrários não verão o que atacar e aumentar.

Portanto, sejamos conscientes e passemos a dar melhor testemunho. Isso não é ecumenismo; é, assim como Paulo fez, saber lidar com mais sabedoria com os que são de outras religiões para, assim, pregar o evangelho através de nossas atitudes.

3 comentários:

Anônimo disse...

Também concordo com o texto, mas ressalto o que está escrito aqui mesmo: "sejamos mansos, porém não complacentes". Aliás, todo o parágrado no qual está contida esta frase é o que mais importa.
Ale

Anônimo disse...

Fui atacado por meu diretor da empresa que trabalho,ele me ofendeu com palavras muito fortes só porque eu sou EVANGÉLICO:
" falso profeta,vc tem que ter vergonha de falar de DEUS para qualquel pessoa."essas foram as palavras que ele usou para me ofender, Como devo agir judicialmente contra ele?
Aguardo resposta:
elvissggrise@yahoo.com.br

Fernando Ruas Marques disse...

Nesse caso, acho melhor você consultar um advogado.

Abraço e obrigado pela visita.